Compartilhar no WhatsApp

sábado, 11 de fevereiro de 2012

App iPad mostra onde os órgãos internos estão

O Centro de Pesquisa Alemão do Câncer em Heidelberg desenvolveu um app iPad realidade aumentada, chamado "MITK Pille", que ajuda os médicos a visualizar as partes internas do corpo de pacientes enquanto trabalha neles. Veja por si mesmo neste vídeo pequeno grande:

Direção do olhar sutil pode auxiliar o radiologista no Futuro



Pesquisadores da Washington University em St. Louis têm mostrado que uma simples técnica visual chamada "direção do olhar sutil", na qual suaves sinais visuais são usadas para guiar o olhar do espectador, pode ser uma técnica eficaz para ajudar os alunos de radiologia aprender a estudar uma mamografia .
A técnica tira vantagem de uma resposta rápida a nossa visão de brilho, cor e contraste mudanças na periferia, o que quase obriga o olho a se mover para a cena mudar. Ao registrar um experiente radiologista movimentos do olho e usando aqueles a dirigir o olhar de noviços, os pesquisadores foram capazes de mostrar que os novatos melhorou sua acurácia na detecção de tumores em potencial melhor do que o grupo controle.
Visual nudge1 direção do olhar sutil pode auxiliar o radiologista Trem FuturoPara o estudo, Grimm e seus colegas usaram um banco de dados de imagens fornecidas pela Sociedade mamográfica de análise de imagem, que inclui imagens e arquivos de texto que contém as coordenadas de anormalidades e seu tamanho.
"Especialistas radiologistas de diagnóstico têm um padrão de pesquisa particular que não é a mesma que a de um novato", diz Grimm. "Nós não sabemos exatamente o que estão fazendo, mas eles tendem a fazer uma varredura bastante ampla e, em seguida fixar em partes da imagem que têm uma textura tumor-like. Um novato pode, em vez assistir aos pontos brilhantes na imagem ou deixar de analisar tudo isso. "
Bailey contratou um radiologista especialista do Instituto de Tecnologia de Rochester para ver e marcar 65 imagens do banco de dados. Scanpath do perito foi gravado durante este processo por um sistema de rastreamento ocular.
Durante o experimento, direção do olhar sutil foi usado para guiar um grupo de noviços ao longo do scanpath especialista. Um grupo de controle viu as mamografias sem manipulação olhar. 

noviços que foram guiados foram significativamente mais preciso que o grupo controle, ou um terceiro grupo guiado ao longo de um caminho aleatório. Além disso, embora a sessão de treinamento foi breve, o efeito permaneceu mesmo após a manipulação olhar foi desativada. Aqui é a apresentação de slides a partir do estudo:

Corning Mostra-nos um futuro


Corning recentemente pode ser melhor conhecido por seu vidro Gorila ultra resistente encontrada em produtos da Apple, smartphones, computadores e como outros produtos, mas também tem uma pesquisa histórica. Foi o responsável por encontrado em inovações em vidro que inclue lâmpada e as primeiras telas de cristal líquido. 
Corning é também dedicada a apoiar o setor de ciências da vida: PYREX, por exemplo, é um vidro comum encontrada nos laboratórios de hoje.
Recentemente um vídeo de sua visão de vidro cheia para os próximos 104 anos. Alguns dos conceitos apresentados já estão em desenvolvimento, mas uma seção intrigante no meio do vídeo visualiza a utilização de Corning de vidro no laboratório médico.
Vamos começá-lo fora na marca de 3:07 e você verá o vidro usado em futuristas, transparentes terminais médicos e comprimidos. Você também verá o vidro (que é antimicrobiano) utilizado em uma mesa de exame holográfica integrado com um scanner bacana, ressonância magnética.
Nós não podemos ver todos esses conceitos tornam-se realidade, mas é divertido imaginar as diversas formas que o vidro pode ser usado:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Testes mostram que ultrassom nos testículos 'pode ser novo contraceptivo masculino'

A aplicação de ultrassom nos testículos pode suspender a produção de esperma, segundo pesquisadores que estudam uma nova forma de contracepção masculina.
Um estudo com ratos, publicado na revista científica Reproductive Biology and Endocrinology, mostrou que as ondas de ultrassom podem ser usadas para reduzir a contagem de esperma a níveis considerados inférteis em humanos.
Os cientistas descrevem o ultrassom como um "candidato promissor" como contraceptivo, mas novos testes ainda serão necessários para garantir que o método é seguro e que o efeito é reversível.
O conceito de usar as ondas sonoras para reduzir a fertilidade masculina surgiu nos anos 70, mas agora está sendo explorado a fundo por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que receberam financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates.
'Água salgada'
O mais recente estudo descobriu que duas aplicações de 15 minutos "reduzem significativamente" o número de células produtoras de esperma e a contagem de esperma.
As sessões se mostraram mais eficazes quando realizadas com um intervalo de dois dias e através de água morna salgada.
Em humanos, segundo os pesquisadores, homens são considerados subférteis quando sua contagem de esperma fica abaixo dos 15 milhões/ml. A contagem de esperma nos ratos ficou abaixo de 10 milhões/ml.
"Ainda precisamos de mais estudos para determinar por quanto tempo dura o efeito contraceptivo e se é seguro utilizá-lo múltiplas vezes", disse o líder da pesquisa James Tsuruta.
A equipe também precisa garantir que o efeito do ultrassom será totalmente reversível, podendo ser usado com contraceptivo e não como esterilização, além de analisar se pode haver danos cumulativos com a repetição das aplicações.
"A ideia é boa, mas ainda é necessário muito trabalho", disse o professor de andrologia da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, Allan Pacey.
Segundo ele, é provável que a produção de esperma volte ao normal após as aplicações, mas "os espermatozóides podem ficar danificados e qualquer bebê que venha deles pode ter problemas".
"A última coisa que queremos é um dano prolongado ao esperma."
Fonte: BBC Brasil

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Membro da Cipa despedido por justa causa após denunciar irregularidades deve ser reintegrado


A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS) determinou ao hospital Santa Casa de Rio Grande a reintegração de um mecânico de manutenção. O trabalhador é membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e notificou o Corpo de Bombeiros sobre irregularidades que poderiam causar incêndio dentro do hospital. Em razão disso, acabou despedido por justa causa, sob a alegação de que inventou a denúncia por estar insatisfeito com sua remuneração. A decisão confirma sentença da juíza Raquel Hochmann de Freitas, da 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Segundo os autos, o trabalhador foi admitido em dezembro de 2008 e a despedida por justa causa se deu em janeiro de 2010. A empresa baseou a dispensa no artigo 482, alíneas A (ato de improbidade), B (incontinência de conduta ou mau procedimento) e E (desídia), da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O empregado, entretanto, ajuizou ação na Justiça do Trabalho, sustentando as denúncias de irregularidades e pleiteando a nulidade da justa causa e a consequente reintegração, já que tinha direito à estabilidade prevista para integrantes da Cipa. 
A juíza de primeiro grau acolheu o pleito. Para justificar seu entendimento, citou laudo dos Bombeiros, produzido após a despedida do trabalhador. O documento confirmou os riscos de incêndio relatados pelo cipeiro. Conforme o laudo, havia aproximadamente 500 litros de óleo diesel mantidos em bombonas plásticas, duas baterias veiculares e uma bomba elétrica para abastecimento, localizados muito próximos a um gerador de energia elétrica. Além dos riscos inerentes a materiais inflamáveis, os bombeiros afirmaram que a disposição dos objetos dificultaria uma eventual saída rápida do local, em caso de incêndio.
Além do documento, a juíza destacou depoimentos de testemunhas que confirmaram a situação relatada pelo trabalhador. Com base nestes elementos, concedeu antecipação dos efeitos da decisão, para que o mecânico fosse imediatamente reintegrado ao emprego, sob pena de multa diária estipulada em R$ 100 em caso de descumprimento. Descontente com a decisão, a empresa apresentou recurso ao TRT-RS, questionando a condenação e o método de análise das provas.
Ao julgar o caso, a relatora do acórdão na 2ª Turma, desembargadora Vania Mattos, salientou que foram apresentadas reclamações dos empregados do setor aos seus superiores hierárquicos, sem que fosse tomada qualquer providência. A magistrada destacou, também, ser atribuição do reclamante zelar pela segurança no local de trabalho. Não há prova de ato de sabotagem ou intencional objetivando o descrédito da ré capaz de fundamentar a justa causa, argumentou. Não há razão para alteração da sentença, que está ajustada à prova produzida, inclusive laudo técnico não impugnado pela ré, concluiu.
Processo RO 0000177-04.2010.5.04.0122
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sistema Toshiba Aquilion Prime CT recebe aprovação da FDA


Toshiba recebeu autorização do FDA para o seu sistema de CT Aquilion PRIME. O scanner usa muitas das características desenvolvidas para o Aquilion ONE, e centra-se em baixa dose de radiação e um fluxo de trabalho rápido.
Comparado com o ONE Aquilion ele tem menos linhas detector (80 vs 320) 

e uma área de mais curto de cobertura. Duas novas capacidades clínicas do sistema, digitalização de dupla energia e medição do volume do pulmão, não são ainda disponível nos Estados Unidos.

A partir do comunicado de imprensa:
Com fatia dupla tecnologia e algoritmo de reconstrução coneXactTM, originalmente projetado para Aquilion ONE, o sistema pode gerar 160 fatias únicos por rotação, aumentando a MPR e 3D-rendered imagens. O PRIME Aquilion foi projetado para estabelecimentos de saúde que precisam executar uma grande variedade de avançados exames clínicos e produzir imagens de alta qualidade clínicos com a exposição à radiação reduzida.
O PRIME Aquilion apresenta uma linha de 80, 0,5 detector mm, de 7,5 MHU tubo de grande capacidade, e 0,35 segundos de digitalização. Esta rotação de alta velocidade permite a aquisição rápida de dados e os tempos de varredura encurta enquanto a unidade de reconstrução rápida melhora ainda mais a produtividade, reduzindo o tempo necessário para o diagnóstico. O sistema também possui um pórtico 78 centímetros de abertura, o maior atualmente disponível em um sistema de CT high-end. A combinação de um £ 660-sofá-paciente de peso de capacidade com um grande pórtico furo faz com que o PRIME Aquilion um sistema ideal para uso em digitalização de emergência ou de estudos de pacientes bariátricos.
Para reforçar o princípio de como baixos quanto razoavelmente possível (ALARA) imagem, Adaptive Iterativo redução da dose (AIDR) e NEMA 25 XR Software Verificação Dose são características standards no PRIME Aquilion. AIDR tecnologia é um processo iterativo que remove o ruído da imagem com a dose de radiação reduzida. NEMA Toshiba XR 25 Software Verificação Dose aumenta a conscientização do usuário da dose de radiação a ser administrado a pacientes. Este software inclui Alerta Dose e Dose Notificação, abordando os dois principais componentes da Iniciativa MITA de seleção Dose CT, bem como acompanhamento e Imagem Digital e Comunicações em Medicina (DICOM), para aumentar ainda mais a consciência dose.
Fonte: Toshiba medical

Pesquisando, empurrando pedras nos rins usando ultra-som


O ultrassom tem sido uma ferramenta bem-vinda para muitos anos para quebrar pedras nos rins, mas encontrar as pedras ainda requer radiografia ou tomografia computadorizada. Pesquisadores da Universidade de Washington e da National Space Biomedical Research Institute (NSBRI) acreditam que desenvolveu um método de detecção de cálculos renais, utilizando um equipamento de ultrassom modificado diagnóstico encontrado em cada hospital moderno. Além disso, uma vez detectada, eles são capazes de aplicar ultrassom em uma maneira controlada, de modo a ser capaz de empurrar as pedras em uma direção desejada. Isso pode criar uma nova opção de tratamento, permitindo aos médicos para guiar as pedras em direção à saída do rim que se recusam a passar naturalmente.
Detecção das pedras é feito graças às inexplicáveis "pisca artefatos" fenômeno que faz brilhar pedras sob ultrassom Doppler. Porque raios-X não são utilizados na detecção, doentes e dos clínicos estaria menos exposta à radiação, e diagnóstico poderia ser feito mais rápido e à direita no ponto de atendimento.
A partir de um comunicado de imprensa NSBRI:
"Ao mesmo tempo, temos ido além Twinkling Artefato e utilizado o que sabemos com algum outro conhecimento sobre pedras nos rins para criar modos específicos de pedras nos rins," [Dr. Michael] disse Bailey. "Nós apresentamos a pedra de uma forma que parece que está brilhando em uma imagem em que a anatomia é preto e branco, com uma pedra de cores vivas ou múltiplas pedras coloridas."
Uma vez que as pedras estão localizados, o operador da máquina de ultrassom pode selecionar uma pedra para o destino, e, em seguida, com um simples premir de um botão, enviar uma onda ultrassom focalizado, cerca de meio milímetro de largura, para mover a pedra para a saída dos rins. A pedra se move cerca de um centímetro por segundo. Além de ser uma opção à cirurgia, a tecnologia pode ser usada para "limpar" após a cirurgia.
"Há sempre fragmentos residuais deixados para trás após a cirurgia", disse Bailey. "Cinquenta por cento dos pacientes estará de volta dentro de cinco anos para o tratamento. Nós podemos ajudar esses fragmentos passar”.
A tecnologia de ultrassom que está sendo desenvolvido para NSBRI por [Dr. Lawrence] Crum e Bailey não está limitado a detecção de pedra nos rins e remoção. A tecnologia também pode ser usado para parar o sangramento interno e ablação (ou destruir) tumores. Crum disse que o grupo de pesquisa tem planos inovadores para a tecnologia. "Vemos uma plataforma tecnológica que tem arquitetura aberta, é baseada em software e pode usar ultra-som para uma variedade de aplicações", disse ele. "Não apenas para o diagnóstico, mas também para a terapia."
Fonte: Twinkling

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Coração batendo Stop, um filme de Jeremias Zagar

Drs. Billy e Bud Frazier Cohn no Texas Heart Institute, foram confrontados com um paciente de março último, que é o coração estava prestes a sucumbir a tal ponto que mesmo ventricular esquerda um dispositivo de assistência não seria suficiente para mantê-lo vivo. Descrito como uma história de "dois médicos visionários do Texas Heart Institute, que em março de 2011 com reposição coração de um homem morrer com um" fluxo contínuo "dispositivo de rotor-driven de seu próprio projeto, provando que a vida era possível sem um pulso ou uma batimentos cardíacos ", o filme foi dirigido por Jeremias Zagar, cujo longa-metragem documentário" In A Dream "foi indicado a dois Emmy em 2010.


Fonte: Thoratec Corporação

Sindicato articula paralização


O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social do Estado de Pernambuco – SINDSAÚDE-PE vem realizando diariamente nos hospitais do Estado, reuniões com os servidores convocando-os para uma paralização que não tem data para acontecer.
Segundo o presidente do Sindicato, Assis Tiago de Oliveira, essa ação é para chamar a atenção das autoridades que tem feito pouco caso da categoria, principalmente o governo do Estado que concedeu um aumento muito abaixo do proposto na mesa de negociação.
Em reunião com alguns servidores do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, o Assis disse que a capital do agreste é a menina dos olhos de Eduardo Campos e que o prefeito é aliado do governador, por isso que a cidade hoje é muito importante no cenário político de Pernambuco e espera que os servidores do HRA estejam engajados nessa luta.
Comentário do Roberto Marinho
O presidente do SindSaúde pede aos servidores para aderir a um movimento que ao meu ver não prospera, porque se for pra chamar atenção do governador essa medida não vai surtir efeito, pois da forma que está sendo planejada será difícil a adesão de 100%.
O servidor que aceitar entrar nessa empreitada estará assumindo a responsabilidade de ver o seu ponto cortado e seu salário descontado pelo dia parado. Portanto, é lamentável que alguns, ainda acreditem nessa aventura proposta por está entidade que se diz representar os servidores da saúde.
Fonte: Radiologia In Foco