Compartilhar no WhatsApp

sábado, 27 de setembro de 2014

XVII Jornada Pernambucana de Radiologia foi um sucesso

Da esquerda p/ direita: TR. Isabella Faustino, Dr. Paulo Borba, TR. Roberto Marinho, Dr. Fernando Boisson e a TR. Roseleide Lira
De 19 e 20 de setembro foi realizada a XVII Jornada Pernambucana de Radiologia e o XXIV Curso de Diagnóstico por Imagem de Mama, promovido pela Sociedade de Radiologia de Pernambuco (SRPE).
O Evento foi realizado em uma das praias mais badaladas do litoral pernambucano, Porto de Galinha, e o palco do evento foi o Hotel Armação que recebeu radiologistas de todas as regiões brasileiras.
Paralelo a programação médica, a SRPE promoveu o Curso de Atualização para Técnicos e Tecnólogos em Radiologia.
A programação teve como um dos palestrantes, o Dr. Luiz Fernando Boisson, médico radiologista, que apresentou o tema sobre proteção radiológica. O Boisson é autor do livro: Técnica Radiológica Médica Básica Avançada e do livro recém lançado: Fundamentos de Proteção Radiológica.
O Técnico em Radiologia, Roberto Marinho, que também foi um dos palestrantes no evento, abordou o tema legislação, onde apresentou os avanços, retrocessos e os desafios da categoria com o surgimento das novas tecnologias na área.
Segundo o Marinho, há uma necessidade da reformulação da Lei 7.394/85, pois a mesma não contempla as novas especialidades inseridas no setor de imagens médicas ao longo dos anos. Ainda em sua apresentação, o palestrante afirmou que o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), enviou para Câmara Federal o PL 3661/12 que propõe a mudança na lei, porém o projeto vem sofrendo forte oposição de algumas entidades médicas, assim como dos odontólogos, biomédicos e outras.
Para o Marinho, é preciso que os profissionais das técnicas radiológicas se engajem na luta pela aprovação da proposta de lei, pois somente a unidade da categoria poderá garantir as mudanças necessárias na profissão.
O evento foi um sucesso, onde técnicos e tecnólogos em radiologia de toda RMR e interior, se confraternizaram juntamente com o presidente da SRPE, o Dr. Paulo Borba, idealizador do evento, que sempre procurou abrir espaço na jornada para esses encontros da categoria.
No final foi sorteada uma passagem aérea para o 43º Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR-2014) que acontecerá de 9 a 11 de outubro no Rio de Janeiro – RJ, e quem foi contemplada foi uma técnica da cidade de Caruaru-PE.
No seu discurso de encerramento, o Borba agradeceu a todos e disse que espera contar em outras oportunidades, com a participação dos presentes.

Fonte: Radiologia In Foco

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PET-CT | PET Scan – saiba o que é

O PET-CT é atualmente o método mais moderno para a detecção de cânceres, problemas neurológicos e diversas doenças do coração. São duas modalidades de exames, PET e CT, que, quando realizadas juntas, permitem uma visualização incrível do metabolismo e da anatomia do indivíduo. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do PET-CT considerando os seguintes tópicos:
O QUE É O PET-CT?
O PET-CT é o que há de mais moderno para a detecção de complicações médicas como cânceres, problemas neurológicos e doenças no coração. São dois exames de diagnóstico por imagem, o PET e o CT, que, quando realizados em conjunto são extremamente eficientes para revelar se há algo de errado no organismo do indivíduo.
Tomografia por Emissão de Pósitrons, ou PET, é uma poderosa técnica de imagem que consegue revelar qualquer alteração do metabolismo celular que esteja ocorrendo no corpo do paciente.
Já a Tomografia Computadorizada, ou CT, produz imagens detalhadas da anatomia do indivíduo através de uma tecnologia computacional e de recursos de Raio-X.

Os dois exames são realizados em um aparelho de última geração e, através do procedimento, pode-se realizar uma análise do metabolismo e da anatomia do corpo do paciente. As imagens são geradas em alta resolução e é possível se detectar precocemente alterações celulares. Dependendo do resultado dos exames, dá-se início ao monitoramento ou ao tratamento do problema apontado.
QUANDO É INDICADO?
Estes exames são muito indicados em casos de suspeita de câncer, para análise do estado de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento, para planejar uma radioterapia, para avaliar corações que já tenham sofrido infartos, para avaliar demências e também a função cerebral em detalhes.
É um conjunto rápido de exames, seguro e não invasivo. Através de imagens de alta resolução o PET mostra de uma só vez todos os órgãos do corpo humano para o médico. Desta forma, ele consegue avaliar a existência de um câncer e se ele está ou não já disseminado. O conjunto de exames permite também que o médico avalie se o tumor é maligno ou benigno, sem a necessidade de qualquer procedimento cirúrgico. Com isto, os custos e o desconforto do paciente são bastante reduzidos. Quando há a suspeita de Doença de Alzheimer o PET-CT também é muito utilizado. Assim como na busca por outras desordens do cérebro e do coração.
COMO É O PROCEDIMENTO?
Funciona basicamente da mesma forma que diversos outros exames. O paciente recebe por via endovenosa uma substância que não apresenta efeitos colaterais, neste caso o radiofármaco Flúor 18 FDG. Esta substância é, na realidade, glicose marcada com material radioativo. Ao percorrer o corpo do paciente, o médico consegue avaliar através desta substância qual está sendo o consumo de glicose em cada local do organismo.  As células atingidas por um câncer, normalmente, consomem mais glicose que as normais. Desta forma, é possível se localizar onde está o tumor.
O PET-CT dura, geralmente, algo em torno de três horas. Isto porque é necessário aguardar o efeito do radiofármaco para realizar a obtenção das imagens. Esta última etapa tende a levar de vinte minutos a meia hora.
QUAIS SÃO OS PREPARATIVOS?
Deve-se suspender o uso do tabaco e de substâncias com cafeína cerca de doze horas antes do exame. Também fica proibida a prática de exercícios físicos neste período, incluindo relações sexuais. Durante o jantar na noite que antecede o exame evite o consumo de laticínios e de carboidratos, como massas, doces, pães, feijão ou batata.
Fica liberado o consumo de carnes, ovos, legumes e verduras. Água com gás e refrigerantes diet também são permitidos.  Procure beber bastante água durante a noite.
No dia do exame é preciso fazer um jejum de seis horas até o início do procedimento. Não é necessário que se suspenda o uso de medicamentos do cotidiano. Deve-se ingerir, se possível, um copo de água a cada trinta minutos.
Pacientes que possuem diabetes receberão outras indicações. Converse com o seu médico para receber todas as informações necessárias em detalhes. O exame costuma ser rápido e nada doloroso. Siga as orientações e esteja preparado para realizar o PET-CT corretamente. Os resultados serão de extrema importância.

Fonte: Saúde Medicina

Pinnacle3 Proton Therapy System ganha aprovação da FDA para o planejamento terapêutico

Philips anunciou que o FDA aprovou seu Pinnacle 3 módulo Proton, que foi desenvolvido para planejar sessões de tratamento a terapia de prótons. Terapia Proton está se tornando mais comum, embora seja muito caro, mas a promessa de tratamento mais seguro, mais eficaz continua a promover o seu desenvolvimento.
O módulo funciona de protões dentro da empresa Pinnacle 3  do sistema, proporcionando em conjunto para o planeamento de tratamento utilizando tanto de protões ou de fotões (gama, etc) modalidades de forma independente, ou como uma combinação dos dois. O software funciona com um número de sistemas de terapia de protões, por isso podem ser comprados separadamente da instalação do hardware.
Desde o anúncio:
A combinação de ferramentas especialmente desenvolvidas e a perfeita integração dentro Pinnacle³ fornece uma ampla gama de funcionalidades que incluem planejamento composta de prótons fótons, comissionamento rápido, e contorno automatizado e re-planejamento.   Esses recursos oferecem os médicos a chance de selecionar as opções de tratamento adequadas para o paciente e fazer o trabalho de forma rápida através de um melhor fluxo de trabalho. 
Características como automatizado re-planejamento de permitir que os clínicos para adaptar os planos de tratamento rapidamente (o que, por sua vez, permitir-lhes para mudar o regime de tratamento) e ter em conta o impacto do tratamento em anatomia do paciente, proporcionando tratamentos mais direcionados. Sem estas ferramentas de automação, a tarefa continua a ser muito trabalhoso e demorado; dissuadir os clínicos do desenvolvimento de planos de tratamento alternativos.
Informações sobre o produto página: Pinnacle³ ...

Fonte: MadGadget

Médicos da China descobrem que mulher de 24 anos não tem cerebelo

Na imagem da esquerda, exame da paciente mostra um vazio no local onde deveria estar o cerebelo; na imagem da direita, ilustração mostra estrutura de cérebro: cerebelo está na parte de baixo do órgão (Foto: Feng Yu et al. (esq)/JACOPIN/BSIP (dir))
Uma mulher de 24 anos foi a um hospital na China com queixas de náusea, vômito, tontura e instabilidade para andar. Os médicos passaram a investigar o cérebro da paciente e o que os exames mostraram surpreendeu a equipe: a mulher não tinha cerebelo. Trata-se de uma importante região do cérebro relacionada ao controle dos movimentos e ao equilíbrio.
Um artigo que descreve o achado foi publicado em agosto na revista científica “Brain”. No artigo, os pesquisadores observam que a ausência total de cerebelo é uma condição rara: antes deste caso, ela foi identificada em apenas oito pessoas vivas.
A ausência dessa porção cerebral está relacionada a problemas graves de desenvolvimento, segundo os pesquisadores, o que leva a uma alta taxa de mortalidade entre os afetados. A paciente identificada na China é casada e tem uma filha. Diagnosticada com um leve retardo mental, ela só começou a andar por conta própria aos 7 anos e falar de forma inteligível aos 6 anos. Ela nunca frequentou a escola. Ainda assim, ela vive uma vida relativamente normal, o que surpreendeu os médicos.
Os pesquisadores afirmam que a maioria dos casos de ausência de cerebelo são detectados em crianças com deficiência mental severa, epilepsia, hidrocefalia ou outras lesões graves do Sistema Nervoso Central (SNC). A ausência total de cerebelo geralmente é identificada no momento da autópsia.

Fonte: G1

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Radiologia Industrial em alta no Brasil

Foi no Brasil, mais especificamente no litoral brasileiro, que aconteceu a primeira descoberta de reserva petrolífera, conhecidas como “Petróleo do pré-sal” ou “Pré-sal”. O anuncio da descoberta de reservas de bilhões de barris com petróleo de media a alta qualidade, deixou o Brasil em maior evidencia no mundo. Estima-se que em 2016 o Brasil seja o maior fornecedor de petróleo do mundo.
A exploração dessa riqueza pode fazer com que o Brasil tenha um desenvolvimento rápido, e com possibilidades de se tornar um país de 1º mundo.
Essa descoberta do pré-sal nas bacias de Santos e em toda costa Brasileira teve impacto direto no mercado industrial com um grande aumento de serviços gerados pelas obras da Petrobras, dentre esses, os ensaios não destrutivos (END) e a fluoroscopia, também tiveram um grande aumento.
Hoje a Petrobras é uma das maiores empresas que investem em tecnologia no Brasil, sua grande preocupação é com a qualificação dos profissionais que atuam diretamente ou indiretamente prestando serviços a empresa, essas prestadoras de serviços somente empregam profissionais qualificados.
A Radiologia Industrial é uma das áreas de atuação dos técnicos em radiologia com formação especifica. Os salários profissionais da área industrial, variam de 5 mil a 10 mil reais.
Além da Petrobras, outras empresas como: do setor naval, aeronáutica e alimentos, também buscam no mercado, profissionais com formação em Radiologia Industrial para atuarem nas mais diversas áreas destes seguimentos.
O Brasil tem recebido técnicos de outros países, pois aqui são poucos os profissionais com a formação exigida, sendo necessário importar pessoal qualificado, pois são poucos os cursos oferecidos nessa área.
Para quem tem interesse, na internet tem algumas escolas que oferecem o curso, pesquise e escolha a melhor opção e mãos obra.
*Com informações do Portal da Radiologia

Fonte: Radiologia In Foco

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Universidade dá boas vindas aos alunos de Radiologia

A Universidade da Faculdade do Vale da Ipojuca (UNIFAVIP), instituição educacional da DeVry Brasil, deu início nesta segunda-feira (8/9) ao Curso Técnico em Radiologia. A recepção aos novos alunos foi calorosa, alguns coordenadores de setores estratégicos da instituição, marcaram presença para desejar aos calouros sucesso na jornada.
Na oportunidade, a enfermeira Glícia Meyriele, coordenadora dos cursos técnico profissionalizante da área de saúde (Enfermagem, Radiologia e Nutrição), agradeceu a presença de todos e se colocou a disposição dos futuros técnicos para atender possíveis demandas que surgirem ao longo curso.
Logo após o encerramento da reunião, os alunos foram encaminhados para as salas de aulas, onde tiveram a oportunidade de conhecerem os professores e professoras que estarão ministrando as disciplinas que serão divididas em três módulos.
Nessa primeira semana de curso os discentes terão a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho, a remuneração e demais áreas de atuação do profissional da Radiologia.
Para o Prof. Roberto Marinho, que atua na Radiologia há mais de duas décadas, a formação profissional tem sido um desafio para o governo brasileiro, pois o mercado de trabalho na área da saúde tem se expandido, porém tem faltado mão de obra qualificada. Com o avanço das novas tecnologias, tem aumentado a exigência dos empresários do ramo em contratar profissionais para operar máquinas cada vez mais sofisticadas. O Marinho acredita que a parceria Devry/Pronatec resultará na formação de profissionais capacitados e prontos para atuar em hospitais, centros de saúde, clínicas...
As aulas do Curso Técnico em Radiologia são ministradas no turno da tarde, de segunda a quinta-feira, de 13 às 17h.

Fonte: Radiologia In Foco

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

GE expande as capacidades do Vscan com dual ultra-som sondas em dispositivo portátil Único

Graças a um leitor, tivemos a notícia de que a GE Healthcare lançou uma versão dual-sonda de ultrassom Vscan seu ultra-portátil. O dispositivo de sonda único original é agora cinco anos de idade, e estamos contentes GE está expandindo suas capacidades para torná-lo útil para mais procedimentos. O dispositivo original tinha um transdutor único faseada para alvos profundos como o coração eo abdômen, enquanto a nova versão também inclui um transdutor linear dentro da mesma caneta de imagem para visualizar alvos rasos.
Com este produto abre-se as capacidades do dispositivo de imagem para as artérias carótidas e veias jugulares, da anca e do joelho, assim como a imagem ampliada do tórax.
Características e benefícios do Vscan com dupla sonda de acordo com a página do produto:
  • O Vscan com sonda dupla automatiza a maior parte da otimização de imagem para ajudá-lo a concentrar-se na tomada de decisão clínica.
  • Os controles estão ao alcance de um dedo polegar.
  • A partir da ponta da sonda até o display, tudo é fácil de limpar.
  • Baterias fácil de swap pode estender a operação durante todo o dia.
  • Com um sistema de ultra-som em seu bolso, você tem fácil acesso em toda a instalação.
  • Bota para cima enquanto você coloca suas luvas.
  • AutoCycle captura um filme de cor do fluxo de sangue de uma batida de coração representante.
  • A sonda única com transdutores phased array e lineares está sempre ligado e pronto para muitas aplicações.

Ligue... a seus pacientes e seus colegas. Adicionando take-a-look ultra-som para o seu exame de cabeceira pode ajudar a melhorar a compreensão e encaminhamento do paciente.
Fácil revisão. Veja a galeria é excelente para avaliação na-cabeceira. Ligue-se ao software de gateway Vscan em seu PC para gerenciamento de imagens prolongada
Clique AQUI e veja a página do produto.

Fonte: Medgadget

domingo, 7 de setembro de 2014

CONTER aponta dados preocupantes sobre proteção radiológica

Durante a mesa redonda “O exercício da profissão em proteção radiológica”, realizada na International Joint Conference Radio 2014, a presidenta do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, apresentou a realidade desse mercado no Brasil e mostrou como os técnicos e tecnólogos em Radiologia podem ajudar a melhorar as condições de segurança dos serviços radiológicos espalhados pelo país.
Veja a apresentação de slides, clique aqui
De acordo com os Artigos 10 da Lei n.º 7.394/85 e do Decreto 92.790/86, “Os trabalhos de supervisão da aplicação de técnicas em radiologia, em seus respectivos setores, são da competência do Técnico (e do Tecnólogo) em Radiologia.” Com base nas competências definidas pela legislação federal, o CONTER editou a Resolução CONTER n.º 11/2011, que regula e normatiza as atribuições do Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATR).
Com base nas Resoluções CONTER n.º 18 e 21/2006 e nas Resoluções CNEN n.º 144 e 146/2013, os profissionais das técnicas radiológicas também podem exercer a função Supervisor de Proteção Radiológica (SPR) na área Industrial.
As principais atividades do supervisor são:
a) supervisionar e orientar a aplicação das técnicas radiológicas;
b) conferir escalas do serviço para verificar se as mesmas atendem à necessidade;
c) informar sobre as condições de equipamentos;
d) exibir relatório mensal de dosimetria;
e) supervisionar o estágio dos técnicos ou tecnólogos em Radiologia do setor;
f) verificar as condições dos materiais e espaço físico;
) orientar o uso de acessórios de radioproteção e organização em geral;
h) garantir o pleno funcionamento do serviço radiológico.
Segundo os dados do CONTER, existem mais de 95 mil profissionais das técnicas radiológicas legalmente habilitados no Brasil. Desses, 5,01% são auxiliares, 7,73%, tecnólogos e 87,26%, técnicos em Radiologia. “Esses profissionais estão formados e legalmente habilitados, prontos para servir ao país e melhorar as nossas condições de proteção radiológica. Muitos já estão no mercado, outros ainda precisam ser absorvidos”, assegurou Valdelice, que defende uma política mais efetiva de orientação ao emprego.
A principal irregularidade encontrada pela fiscalização dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) é a não indicação do Supervisor. “Não temos dados oficiais, mas, infelizmente, podemos concluir que pelo menos metade dos serviços radiológicos do país não contam com essa figura tão indispensável para garantir a segurança da equipe e dos pacientes”, afirmou a presidenta do CONTER.
Lamentavelmente, as condições de proteção radiológica no Brasil são preocupantes. Além de trabalharem sem supervisão, a maioria dos profissionais de nível técnico não contam com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para o desempenho das atividades.
“Acreditamos que o quadro pode ser revertido com educação e fiscalização de qualidade. Ao nosso ver, a Anvisa e a CNEN podem ser canais viáveis para promover a cultura da proteção radiológica com mais efetividade. Hoje em dia, o alcance das instituições está aquém das necessidades da sociedade brasileira nesta área”, finalizou Valdelice Teodoro.
A mesa foi mediada por Alexandre Bacelar, da ABFM e teve a participação de Martin Elbern, da PRORAD.
Fonte: Conter

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

UNIFAVIP inicia o curso de Técnico em Radiologia

Na próxima segunda-feira (8/9) a Universidade da Faculdade do Vale da Ipojuca (UNIFAVIP), instituição educacional da DeVry Brasil, localizado em Caruaru, Agreste do Estado de Pernambuco, terá sua aula inaugural do Curso Técnico em Radiologia.
A universidade, além do curso na área de Radiologia, também oferece outros cursos técnicos em outras áreas, que estão sendo oferecidos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
A profissão de Técnico em Radiologia integra a equipe de profissionais das instituições de saúde e atua na identificação de fatores que influenciam no processo da saúde/doença.
No curso oferecido pela UNIFAVIP, que terá duração de três semestres, o aluno terá a oportunidade de aprender a processar filmes radiológicos, preparar soluções químicas, realizar exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear dentre outros.
As aulas serão ministradas por professores de larga experiência no mercado, onde os mesmos atuam como especialistas em hospitais da região. Estes docentes foram criteriosamente selecionados para compor o quadro da universidade para garantir ao aluno uma formação profissional com qualidade.
O Técnico em Radiologia, Roberto Marinho, que atua na área há mais de 20 anos, que além da formação técnica, também é formado em Biologia pela Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB) com a habilitação em licenciatura, será um dos professores do curso .
Clique AQUI e conheça os demais cursos oferecidos pela UNIFAVIP.

Fonte: Radiologia In Foco