Compartilhar no WhatsApp

quarta-feira, 28 de março de 2012

Foi descoberto esperma fazendo cálculo básico


Os leitores do sexo masculino ficarão felizes ao saber que seu esperma é ainda mais inteligente do que eles pensavam. É sabido que o óvulo libera substâncias químicas que alteram a concentração de cálcio dentro do espermatozoide.
Acontece que não é o nível de concentração que controla a velocidade, mas a alteração na concentração. Isto significa que os espermatozoides fazem o cálculo da primeira derivada temporal dos níveis de cálcio, algo que só pode ser feito cerca de 16 anos após a concepção.
Mais detalhes sobre a pesquisa realizada no Max Planck Gesellschaft:
Usando uma iluminação laser engenhosa estroboscópica - semelhante ao utilizado em discotecas - o projeto líder Luis Alvarez foi capaz de detectar o movimento do esperma em pormenor, e simultaneamente medir as alterações na concentração de cálcio. O resultado foi surpreendente: a cauda de esperma apenas reagiu com a derivada temporal da concentração de cálcio e da concentração absoluta era de pouca importância. Simplificando: o esperma pode realizar o cálculo! Exatamente como eles fazem isso é claro. Os cientistas suspeitam que o esperma detectar os iões de cálcio com a ajuda de duas proteínas. O cálcio se liga a uma proteína e agi rápido para o outro lento. Ao comparar a quantidade de cálcio ligado em ambas as proteínas podem calcular um "derivado químico", por assim dizer.
Mas por que o esperma realizar este cálculo complicado que só é possível realizar no ensino secundário? A concentração dos atrativos e, por conseguinte, também, a concentração de cálcio no espermatozoide é muito elevada próximo do ovo. O truque matemático provavelmente permite ao esperma de ser capaz de reagir, mesmo na presença de elevadas concentrações de cálcio.
Resumo em The Journal of Cell Biology : A taxa de variação de Ca 2 + quimiotaxia controla concentração de espermatozóides
Fonte: Medgadget

Nenhum comentário:

Postar um comentário