Compartilhar no WhatsApp

domingo, 9 de novembro de 2014

Serviço de raios X do HRA agoniza sob a ciência do MPPE


O Hospital Regional do Agreste (HRA), a maior emergência do interior de Pernambuco, referência em traumatologia, apesar dos investimentos do Governo do Estado nesses últimos anos, o serviço de raios X da unidade não foi contemplado.
A falta de investimento no setor tem colocado em cheque os exames radiográficos, pois com a baixa qualidade das imagens, o risco de um médico cometer um erro no diagnóstico de algumas patologias, aumenta.
Todo paciente admitido no hospital passa pelo setor de raios X para ser submetido a algum tipo de exame radiológico.
O sucateamento dos equipamentos emissores de radiação ionizante tem transformado os corredores da unidade em um cemitério de equipamento de raios X quebrados.
A infraestrutura do serviço, também é outro problema. O estado deplorável do local é de impressionar, com banheiro interditado por falta de reparo, forro do teto ameaçando cair e instalações elétricas expostas, colocam em risco a segurança de trabalhadores e pacientes.  
Em abril deste ano, um grupo de servidores, encaminhou um relatório à direção do HRA pedindo providências, mas o José Bezerra, diretor geral da unidade, não se pronunciou sobre o assunto.
O mesmo relatório foi encaminhado para o Conselho Gestor do HRA, a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), ao Conselho Estadual de Saúde (CES/PE), ao Ministério Público (MPPE) e Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR-15ª RA). Até o fechamento deste artigo, não obtivemos pronunciamento oficial dos citados órgãos.
A Gestão de Engenharia e Manutenção, a Gestão de Suprimento e a Direção Médica, encaminharam ao setor demandante, um mês após o relatório ter sido protocolado, um documento informando que alguns dos pleitos já tinham sido atendidos e outros estavam em andamento e estabelecia prazos para a concretização das demandas.
Um dos autores do relatório, Roberto Marinho, esteve presente na reunião ordinária do CES/PE (13/08/2014), a convite da presidenta do Conselho Gestor (HRA) para expor o problema ao pleno. Na oportunidade, estavam presentes toda represetação da executiva da SES/PE.
No seu discurso, o Marinho, fez duras críticas a política de recursos humanos do Governo do Estado e expôs a problemática do setor de raios X do HRA, cobrando compromisso do gestores para com os trabalhadores. “É inadmissível que os trabalhadores da saúde estejam executando suas atividades em condições precárias por causa da irresponsabilidades do Estado que não age energicamente contra a política de ingerência implantada no HRA”. Disse o autor do relatório.
A Ivette Maria Buril de Macêdo (SES/PE), em resposta ao Marinho, afirmou que todas as questões do relatório, já tinham sido atendidas e que estava tudo sob controle no setor de raios X do HRA.
No encerramento das falas, o Marinho mais uma vez fez usou o espaço e foi categórico em afirmar em seu discurso, "que a secretária estava equivocada quanto as informações que ela tinha obtida da direção do HRA", e a convidou para visitar o setor pra constatar que a direção geral do hospital mentiu sobre o tema.
Segundo informações de bastidores, o MPPE visitou o setor de raios X e que exigiu do gestor o problema fosse sanado e estabeleceu um prazo (27/08/2014) que não foi cumprido. Sete meses depois do relatório ter sido protocolado o problema continua.
Até quando as autoridades constituídas do Estado vão continuar fechando os olhos para o problema?
Fonte: A Hora de Renovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário