Compartilhar no WhatsApp

segunda-feira, 13 de junho de 2011

BIOMÉDICOS X TECNÓLOGOS E TÉCNICOS EM RADIOLOGIA











Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) considera um retrocesso incalculável o acordo firmado entre o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 5ª região – São Paulo e o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). O acordo abstém a aplicação de autuações e/ou multas aos médicos, clínicas e hospitais que empregam o profissional biomédico para o exercício das atividades das técnicas radiológicas.

Segundo a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, a entidade solicita esclarecimento ao regional, pois “acredita que a decisão trará prejuízo aos setenta e três mil profissionais legalmente habilitados para o exercício da profissão”.
O CONTER aguarda decisão da justiça em outras ações sobre a atuação dos biomédicos nas técnicas radiológicas. Para o CONTER, os Conselhos Regionais devem continuar coibindo a pratica ilegal, denunciando ao Ministério Público quem estiver exercendo a profissão de tecnólogo/técnico em radiologia sem formação específica e sem inscrição nos respectivos Conselhos de radiologia.

ENTENDA O CASO - A polêmica vem se arrastando há dez anos, quando o biomédico começou a adentrar à área da radiologia, alegando amparo na lei que regulamentou sua profissão, e baixando resoluções normatizando tais atribuições.
Para o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), determinar através de uma resolução que o biomédico pode atuar em todas as áreas da radiologia, é simplesmente atropelar uma outra profissão devidamente regulamentada a 25 anos, para este fim.
O conteúdo programático do curso de biomedicina aprovado pelo MEC, é voltada para atuação em laboratórios de análises clínicas e radiológicas; e pesquisas, diferentemente da formação dos profissionais em Radiologia, que tem formação de, no mínimo, 1.200 horas para técnicos e 2.400 horas para tecnólogos, além de estágios, especificamente aplicadas à tecnologia radiológica.
O profissional que atua na área da radiologia possui também formação em proteção radiológica objetivando resguardar a saúde de uma forma ampla na preservando a sociedade dos malefícios causados pela empregabilidade indevida e desnecessária das radiações ionizantes.
Fonte: www.Conter.com.br

70 comentários:

  1. a profissão do biomédico é anterior a do tecnico, somos amparados pela lei para exercer a profissão e somos um curso superior e não tecnico nossa profissão nos favorece há 35 anos e não 10 como está relatado.
    Forneçam informações verdadeiras e não factoides

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so tec. em radiologia e to cursando biomedicina quase no final. atuo na area da imagem e uma medica me disse exatamente isso, o biomedico ja esta na area a muito tempo, antes do tecnologo ser criado, para de tentar competir com a gente, nosso curso foi criado pra dar aula pra medicina e odonto, e com o conhecimento que adiquirimos ao longo do bacharel podemos sim atuar, tem espaço pra todo mundo no mercado

      Excluir
    2. Caro senhor. Lamentável essa sua prepotência em desmerecer um profissional TÉCNICO amplamente capacitado para tais atribuições.
      Obter nível superior não quer dizer ser especializado a determinada função de grande atribuição técnica. Assim como diversos profissionais de nível superior não obtém determinado conhecimento técnico,como os Biomédicos em se referir a todo contesto da RADIOLOGIA, que em sua grade curricular, obtém um grande conhecimento em análises clínicas e não em radiologia em seu conteúdo total. RADIOGRAFIA não quer dizer abranger toda a RADIOLOGIA. É lamentável ver uma profissão querer atropelar outra. Em especial, o que se encontra aqui afirmado não são factoides, a JUSTIÇA FEDERAL já resolveu esse impasse, declarando que BIOMÉDICO na radiologia é INCONSTITUCIONAL a pelo menos 27 anos. APELAÇÃO CÍVEL Nº 5000819-97.2010.404.7000/PR.

      Excluir
    3. Biomédico Pós Graduado é diferente de apenas Biomédico! Isso é uma coisa que ninguém entende! E não acho que biomedicina quer atropelar a radiologia, porém se haver falta de radiologistas, seja numa cidade, por que não chamar um biomédico? Melhor do que ensinar qualquer um, seja um enfermeiro ou farmaceutico a fazer essa função. Na minha opiniao RADIOLOGIA> BIOMEDICINA, porém.... Pos Graduação em Imagenologia Biomedicina > radiologia

      Excluir
    4. Biomédico Pós-graduado não é diferente, é a mesma merda. Estou em uma pós-graduação onde 95% dos alunos são Biomédicos. Vão uma vez por semana, não sabem nada de imagem, de protocolos... e se acham aptos a realizar qualquer modalidade de exames... até raios X estão fazendo. Parem de se gabar que a profissão de vocês é anterior, pois vocês ficam tentando garimpar algo para se enquadrar. Estão sem campo de atuação e descobriram certas fragilidades na Radiologia, o que não dá o direito de vocês se sentirem donos do negócio. Sou Técnico, Tecnólogo, 3 pós-graduações, cursando mestrado e não troco profissional técnico bem preparado por um biomédico para atuar em Radiologia. Acordem, vocês são indesejados e passam vergonha. É claro que, existem Biomédicos há muitos anos na área e merecem todo o meu respeito, mas esses novinhos aí, nem sabem o que é Radiologia e querem pegar o bonde andando. Menos vai.

      Excluir
    5. Mantendo o nível do debate...

      "Cada um no seu quadrado", as ciências da saúde realmente são bem amplas, mas se subdividem em áreas as quais requer certa especialização. O Biomédico NUNCA vai ser mais apto a trabalhar com radiação que um Tecnólogo em radiologia, como o Clinico geral nunca será melhor que um Oftalmologista para cuidar dos olhos (salvo raras excessões para ambos) mas o fato é que cada um na sua área. Falando na graduação... Todos em saúde pagam anatomia, bioquimica/física não é por isso que estão aptos a dar laudos. Não sou partidário mas conivente com o que é lógico.

      Excluir
    6. Sou tecnica e tecnologa em radiologia e Biomedica e acredito que nenhum conselho pode, por meio de resolução, regulamentar uma área de atuação, principalmente, se ela for alheia ao currículo do curso, a exemplo do que faz o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) que, por meio de norma infraconstitucional (Resolução CFBM n.º 78/2002), dá a entender que os profissionais inscritos naquela autarquia possam desempenhar atividades profissionais na área das técnicas radiológicas sem supervisão médica. Não podem... As empresas que contratam o biomedico para trabalhar em campo de radiodiagnostico não pagam o adicional de insalubridade de 40% e os biomedicos trabalham de 36 a 44 hs semanais quanto o maximo de horas que se pode atuar em radiologia é 24hs semanais sendo assim a lei ampara o Biomedico em processar a empresa sedente de trabalho em uma função fugindo das normas e O contratante que opta pelo exercício ilegal das técnicas radiológicas quer economizar, mas acaba por fazer uma poupança negativa, pois, na primeira oportunidade, o trabalhador Biomedico que atua em radiodiagnostico sem capacitação e direitos especificos vai reivindicar todos os direitos inerentes à legislação, independente de ser formado na área ou não. Preço maior paga o povo, que é exposto ao amadorismo.Pois o profissional de Biomedicina sem especialização ou pós graduação não esta apto para trabalhar com radiodiagnostico.

      Excluir
    7. Sinceramente. Pra início de conversa BIOMEDICINA nem deveria continuar a existir. Pois os mesmos não são melhores que os técnicos e muito menos que os farmacêuticos nas análises clínicas. Depois que as pobres 3.200 horas do curso são lástimas e mal reflete as disciplinas que muitos outros cursos já têm em suas grades, e inclusive são melhores que o do curso de biomedicina. PRONTO. Falei. Que se encerre "biomedicina"!

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Aos senhores respectivos interessados...

    A Biomedicina é regulamentada desde 1966 em suas áreas, inclusive radiológica, caso contrário em nossa formação não haveria disciplinas da respectiva área. Hoje não se pode mais ter uma visão técnica de um área, é necessária uma visão multidisciplinar. Não tiro a razão do tecnólogo, do técnico, mas entenda, o nosso curso tem essa capacidade e mais outras 32 áreas. Alguns biomédicos vivem um conflitos com Farmacêuticos. Gente, paciência. O mercado é amplo e os profissionais mais capacitados é que lideram. Mas também dou mérito aos que fazer Radiologia, sei que é uma área importante para a saúde assim como as demais, mas também não se pode excluir uma categoria em prol do interesse maior de outra, torna-se inconstitucional. Tenho colegas Biomédicos que migraram da Radiologia para Biomedicina visando um campo maior na área de saúde. Para finalizar, o que tanto expressa o que eu disse.

    o art. 5 da Lei 6.684, inc II e III, que regulamenta as atividades dos biomédicos, garante legalmente as atribuições radiológica, radioterápica, radioisotópicas e industrial.

    Sinceramente? Biomédicos são os mínimos nas análises radiológicas. Existem milhares de ramificações dento da Biomedicina que seria quase impossível esse profissional focar apenas nisso, além de má remuneração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ápice da Biomedicina é a Pos Graduação, porém antes de você chegar nela, tem que passar pela graduação em biomedicina para qualquer função, seja Patologia, Hemologia etc etc.

      Então um Biomédico Pos Graduado tem mais direito que o Radiologista.



      Excluir
  3. Saudações Biomédicas.

    Nós Biomédicos somos legalmente habilitados para realizar quaisquer funções que destinam a area de Radiologia, pois além de possuirmos o titulo de graduado [diferentemente de tecnólogo, que significa manipulador de equipamentos radiologicos] temos a materia de imagenologia clinica que garante aos biomedicos a autonomia LEGALIZADA de laudar tecnicamente pareceres e exames, enquanto os radiologistas apenas são tecnicos [tecnologos e tecnicos] que é a mesma coisa por sinal.
    Enfim, só pra encerrar, os Biomédicos não precisam tomar a vaga de ninguem, e nem atropelar direitos, pois Biomédico estão mais do que hablitados no diagnotico desses exames e suas funcionabilidades, e não em manusear maquinas. Por fim, esse é o lugar de vocês.

    e outra o que está na lei, está na lei. se discordar, paciencia.
    BIOMEDICINA! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minhas desculpas mais o biomédico não estuda para manipular equipamentos radiológicos não tem matéria de proteção radiológica e muito menos e aprovado pelo conselho de energia nuclear já que atuamos na areá de física nuclear e o biomédico na areá de radiologia não esta preparado para manipular a radiação.

      Excluir
    2. Vai tomar na sua bunda seu merdinha !

      Excluir
    3. O colega biomédico acima citou: "...temos a materia de imagenologia clinica que garante aos biomedicos a autonomia LEGALIZADA de laudar tecnicamente pareceres e exames"
      ??? Calma colega, não se precipite com o calor do momento. Os senhores não são qualificados para laudar pareceres ou exames. Estes são atributos do médico especializado em imagenologia, conforme consta no próprio Manual do Biomédico, publicado pela CRBM http://www.crbm1.gov.br/MANUAL_BIOMEDICO.pdf, onde é citado, dentre "muitas atuações do biomédico": "...A atuação é sob supervisão médica. A interpretação e assinatura de laudos são procedimentos vetados aos profissionais Biomédicos e privativos dos médicos radiologistas".
      Aproveitando o ensejo, o biomédico, além de dar pitaco em radiologia, põe a mão em cosmetologia, dermatologia, acupuntura, etc... O que vcs são, afinal de contas? Uma espécie de "faz tudo"?

      Excluir
    4. Faz Tudo com Pos Graduação eu sou a favor, mas só com Pos Graduação!

      Alias Biomedico nao ganha muito bem, apenas sendo biomédico, a Biomedicina é uma base para ele seguir o que ele realmente quer, seja Patologia, Radiologia, Microbiologia etc etc, a Pos Graduação da Biomedicina que está o Ápice da carreira do estudante.

      Não sei pra que vocês brigam!

      Excluir
    5. Sua anta... consulte o site do MEC para saber o que é um Tecnólogo. Você tem 80 horas de imagem cara na sua porcaria de graduação, aluno de curso técnico tem 1910 horas....

      Vou colar o que já respondi a outro ser:
      Biomédico Pós-graduado não é diferente, é a mesma merda. Estou em uma pós-graduação onde 95% dos alunos são Biomédicos. Vão uma vez por semana, não sabem nada de imagem, de protocolos... e se acham aptos a realizar qualquer modalidade de exames... até raios X estão fazendo. Parem de se gabar que a profissão de vocês é anterior, pois vocês ficam tentando garimpar algo para se enquadrar. Estão sem campo de atuação e descobriram certas fragilidades na Radiologia, o que não dá o direito de vocês se sentirem donos do negócio. Sou Técnico, Tecnólogo, 3 pós-graduações, cursando mestrado e não troco profissional técnico bem preparado por um biomédico para atuar em Radiologia. Acordem, vocês são indesejados e passam vergonha. É claro que, existem Biomédicos há muitos anos na área e merecem todo o meu respeito, mas esses novinhos aí, nem sabem o que é Radiologia e querem pegar o bonde andando. Menos vai.

      Excluir
    6. Complementando .. Tecnólgo tem 2400 horas.. vocês 80 horas. Você se sente habilitado a trabalhar em qualquer ramo da Radiologia? Senta aqui num GE, Philips, ou aparelhos de raios X antigos... Menos cara, você não sabe só sabe ligar o pc para escrever merda.

      Excluir
    7. Trabalho com Ressonância Magnética numa cidade de porte médio do interior à mais de 10 anos junto com alguns biomédicos...Há cerca de cinco anos, os biomédicos representavam cerca de 90% dos profissionais da RM... por conta da maior carga horária trabalhada e dos menores salários que esses profissionais se submetem.. mas a realidade de hoje é a seguinte: a brutal diferença da formação dos tecnólogos em relação aos biomédicos (com relação a área radiológica) fizeram com que os donos das clínicas (não foi só da clínica que trabalho, foram em todas da cidade) abrissem mão de uma folha de salário menor em detrimento à qualidade do trabalho realizado. Hoje já representamos mais de 80% do quadro...A realidade é essa companheiros..biomédico não tem nem noção da formação que nós tecnólogos temos e que se deve ter para trabalhar em nossa área.

      Excluir
    8. O contratante que opta pelo exercício ilegal das técnicas radiológicas quer economizar, mas acaba por fazer uma poupança negativa, pois, na primeira oportunidade, o trabalhador vai reivindicar todos os direitos inerentes à legislação, independente de ser formado na área ou não. Preço maior paga o povo, que é exposto ao amadorismo”,

      Excluir
    9. Sou tecnica e tecnologa em radiologia e Biomedica e acredito que nenhum conselho pode, por meio de resolução, regulamentar uma área de atuação, principalmente, se ela for alheia ao currículo do curso, a exemplo do que faz o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) que, por meio de norma infraconstitucional (Resolução CFBM n.º 78/2002), dá a entender que os profissionais inscritos naquela autarquia possam desempenhar atividades profissionais na área das técnicas radiológicas sem supervisão médica. Não podem... As empresas que contratam o biomedico para trabalhar em campo de radiodiagnostico não pagam o adicional de insalubridade de 40% e os biomedicos trabalham de 36 a 44 hs semanais quanto o maximo de horas que se pode atuar em radiologia é 24hs semanais sendo assim a lei ampara o Biomedico em processar a empresa sedente de trabalho em uma função fugindo das normas e O contratante que opta pelo exercício ilegal das técnicas radiológicas quer economizar, mas acaba por fazer uma poupança negativa, pois, na primeira oportunidade, o trabalhador Biomedico que atua em radiodiagnostico sem capacitação e direitos especificos vai reivindicar todos os direitos inerentes à legislação, independente de ser formado na área ou não. Preço maior paga o povo, que é exposto ao amadorismo.Pois o profissional de Biomedicina sem especialização ou pós graduação não esta apto para trabalhar com radiodiagnosticodica para emagrecer

      Excluir
    10. Povo louco !!!!
      Não adianta discutir com gente ignorante!!!!!!
      Essa conversa não vai ter fim e usar esse termo merdinha kkk faz me rir.
      Quem faz o bom profissional é o estudo , a dedicação, trabalhar e adquirir conhecimentos...
      Existem bons e maus profissionais quer sejam biomédicos, tecnólogos ou técnicos.
      E área de atuação para os bons...
      Ficar chorando e brigando com esse blá blá blá não vai levar a lugar nenhum...
      Faz me rir hahahaha

      Excluir
    11. O colega disse que Técnico e Tecnólogo é a mesma coisa. Sugiro que você pesquise melhor, pois o Tecnólogo é curso superior (graduação, to deixando claro porque provavelmente você não será capaz de compreender o que é curso superior), assim como biomedicina. Outra coisa: biomédicos não dão laudo do exame de imagem de ninguém, quem faz isso é o MÉDICO radiologista.
      Se você acha que o Técnico ou Tecnólogo em radiologia ''significa manipulador de equipamentos radiológicos'', quando você quebrar um osso, pede uma ''análise clínica'' dele, se é que você tem competência pra atuar ao menos na sua área, já que só falou tolice, pois isso prova que nem pra atuar na sua área você está apto.

      Excluir
  4. O biomédico estuda a imageneologia,e só pode trabalhar na área com a supervisão de um médico,o que é muito raro de acontecer,e não tem a mínima noção de como funciona o processo de geração de imagem muito menos do funcionamento de equipamentos e de radioproteção.Ao contrario do que a senhora anônima do dia 12,2012 2:29 pensa,gerar uma imagem de qualidade e saber das proteções necessárias para tal atividade,não se limita em apenas apertar botões mas em um conhecimento epistemológico de todo o processo,o que inclui a física das radiações.e existe uma grande diferença entre técnico e tecnólogo.

    ResponderExcluir
  5. Mas enfim o tecnólogo que tem mais informação e é melhor preparado não será prejudicado.

    ResponderExcluir
  6. Essa discussão toda gera uma nostalgia...e quem ri disso tudo é a classe médica é claro, porem boa parte deles são contra os biomédicos na Radiologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou contra biomedicos trabalharem nisso, porém quando sao pos graduados nessa função aí o papo muda.

      Excluir
    2. Não muda nada... pois em uma pós-graduação de 240 horas, não promove a formação suficiente que um Tecnólogo tem em 2400 horas.. sem contar nos que já são Técnicos. Acorda.

      Excluir
  7. É só colocar um BIOMÉDICO para atuar na área da Radiologia para ver seu total despreparo para a função. Vocês com todo respeito até podem ter realizado um Ensino Superior, mas não são preparados para lidar com a Radiologia...Sou técnica desde 2008, trabalho em uma clínica de Radiologia e já me deparei com vários biomédicos tentando entrar na nossa área sem ao menos saber o que significa "chassi", sem ao menos saber o que significa Kv, daí eu pergunto...somos obrigados a dar um curso equivalente a R$ 10.000.00 a esses profissionais??? Sim pq é isso que acontece, com toda a experiência de vcs na hora em que se deparam com a realidade não sabem o básico, daí lá vamos nós ensinar desde o zero. Me desculpem o desabafo...Mas é a mais pura realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas tem o biomédico pos gradruado que sabe muito mais que o tecnólogo

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tem espaço pra todo mundo que medo é esse de vcs técnicos e tecnólogos tem dos biomédicos atuar na radiologia? Quando esgoismo.

      Excluir
  8. O biomédico acima que deu Saudações Biomédicas, pelo visto, não entende nada de radiologia, muito menos de sua profissão e quem dirá a de tecnólogo, Tecnólogo ao contrário do que a mente desses biomédicos acham, é um profissional de nível superior e uma área específica e não técnica como foi falado burramente, pesquise antes de falar, sendo assim o tecnólogo em radiologia é um profissional direcionado ao estudos radiológicos! A operação de máquinas não se aprende na faculdade, a não ser radio-x,e nem isso o biomédico faz, agora! Ressonância magnética que é o setor que trabalho, não é para qualquer biomédico, se soltar um biomédico em uma ressonância ele terá que aprender da mesma forma que um técnico ou tecnólogo teria que fazer, pois seus 5 anos de faculdade não terá valido nada, a não ser para um laboratório. As aulas presentes durante todo curso de Biomedicina são, IMAGEM 1,2,3, sendo que no curso de tecnólogia em radiologia são:
    Anatomia radiologia 1,2,3,4,5
    Patologia radiologica,1,2,3
    Anatomia tomografica e ressonância magnética
    Aquisição de imagens em RM e TC
    etc...
    AH! também temos aulas que são da área de biomedicina, porém não corremos atrás da função alheia.

    Se os biomédicos que escreveram aqui acham que o lugar do técnico e tecnólogos em radiologia e na manipulação de máquinas,logo. o lugar do biomédico é coletando cocô.

    Abraço a todos os técnicos e tecnólogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo que Radiologia > Biomedicina

      Porém Pos em Imagenologia em Biomedicina > Radiologia

      Excluir
    2. Ola! Caros amigos vejo q a discussão esta quente, acredito q se tds se preocuparem em se qualificar profissionalmente haverá espaço suficiente a tds, digo pq sou Biomédica, e tbm graduada em radiologia com especialização em RM.trabalhamos em total respeito em ambiente profissional.e nos biomédicos laudamos exames radiológicos, usg, dopler,e tc porque somos tecnologos e biomédicos com especialização radiologia e imagens.

      Excluir
  9. Sou Técnico de Raio-X desde 1999, e me formei Tecnólogo em 2012. Em 2013 comecei a estudar Biomedicina, e acho uma tremenda bobagem esse desentendimento entre profissionais da biomedicina e radiologia, muitos me questionam porque eu fui estudar biomedicina, alegando que estou sendo contra a classe da radiologia, pelo contrário, se você quer estudar mais, aprender mais, é bom você ter as duas profissões, e com isso tentar perceber os prós e os contras de cada profissão. Quando o profissional é apto a exercer tal função, independe se ele é Técnico, Biomédico ou Tecnólogo, a pessoa que se dedicou, estudou, lutou, não tira espaço da outra, independente se ele é da Biomedicina ou da Radiologia.

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo Emmamuel!!! Gostei das suas palavras....também pensava como você, que o que vale é a dedicação, força de vontade...que tem espaço pra todo mundo ..e etc...até perder meu emprego para um biomédico!!! Hoje pra mim quem manda é o empregador, e que a maioria procura redução de CUSTO e não visa capacidade de um bom profissional. Sou técnica desde 2006 e me formei em tecnóloga em 2012 , sempre trabalhei na área e nunca fui demitida de nenhum local de trabalho. Trabalhava a 2 anos na melhor clinica da minha cidade o sonho de consumo dos tecnicos e tecnologos daqui!!! Demitiram eu e mais 3 amigas tecnologas do meu setor e contrataram 2 biomédicas na semana passada. Hoje essa clinica possue 4 aparelhos de RM, 2 TC, 2 Mamo, 2 Denst.e 1 RX , e sabe qtos tecnicos e tecnologos existem lá ...apenas 2 para operar o aparelho de RX!!!! Não existe espaço para todo mundo....existe espaço para quem é mais barato e não capaz!! Pra mim o biomédico esta prostituindo a profissão dele , se sujeitando a trabalhar com radiação ionizante sem receber Insalubridade e Periculosidade e se fizer as contas .trabalha o dia inteiro e ganha menos que um técnico !! SE uma pessoa não tira o espaço da outra ..pra que vc vai fazer Biomedicina pra trabalhar na area de imagem???vc sabe que estão acabando com a nossa profissão e o nosso conselho não faz nada!!!! Amigo ninguem melhor que vc que estudou por 3 anos só RADIOLOGIA pra saber e entender , já ensinei vários biomédicos a trabalharem e todos reclamavam sobre o curso , sobre a grade de Radiologia que é ridícula! Bom sei que estudar nunca é demais ... mas pra você ir p/ Bio é pq você sabe que esta ficando cada dia mais complicado pra gente!!! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu curso nem tenho Radiologia e sim Imagenologia que inclui radiologia no meio, não é só por radiologia que se faz exames por imagens, é uma série de outros fatores que o biomédico estuda também. Mesmo sendo biomédico acho que radiologista merece mais, mas se no caso não há radiologista, por que nao colocar um biomédico? Ou vai deixar o estabelecimento sem ninguem?

      Porem, acho que o biomédico Pos Graduado tem direito sim a assinatura em exame e mais direito que o Tecnólogo, alias tem pos graduação que chegam a 4 anos, ou seja 8 anos,4 so de Imagenologia.

      Resumindo: Se nao ha radiologista, acho que o biomédico apenas graduado tem o direito.

      Excluir
    2. Sem técnico ou tecnólogo, fecham-se as portas da clínica meu caro. Sem mão de obra especializada não tem jeito...faça um curso de Tecnólogo!!..quem sabe te contrato!

      Excluir
  11. Tem algo muito mais sério que ninguém comentou aqui.
    Tem muito biomédico aqui se achando o BONZÃO mas é o seguinte Srs. Biomédicos - BIOMÉDICO É MÃO DE OBRA BARATA!

    É simples!

    O Técnico em Radiologia tem lei específica (7.394/85)
    Carga horária de 24 horas semanais
    Insalubridade de 40%
    aposentadoria especial (25 anos)

    E os Srs. Biomédicos??? (...)

    Aí o que o patrão faz? O patrão que visa único e tão somente LUCRO, percebe que existem brechas na lei e pensa: "Técnico/Tecnólogo só pode trabalhar 24 horas semanais ganhando X, biomédicos são "amparados" pela CLT "comum" (até 44 horas semanais), então, vamos contratar biomédicos para trabalhar 6 ou 8 horas por dia (até 44 horas semanais), a gente paga um pouquinho a mais para eles (que no final nada mais é devido a carga horária maior) e ficamos com menos profissionais por mais tempo no serviço"

    Um fato que aconteceu em um hospital de grande porte (particular é óbvio)
    Demitiram 12 técnicos da medicina nuclear que trabalhavam 24 horas semanais e contratam 8 biomédicos para trabalhar de 36 a 40 horas semanais.

    Parabéns Srs. Biomédicos! Vocês são realmente muito bons!!! O triste é que quebraram a gama-câmara na segunda semana kkkkkk saiu mais caro o molho do que o peixe!

    Outro detalhe! Já tem muito biomédico se tocando dessa pilantragem do sindicato patronal e está processando os serviços de imagem e terapia e ESTÃO GANHANDO UMA BOLADA! A justiça ta reconhecendo que estão executando serviço de TÉCNICOS E TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA. Aí as empresas são brigadas a converter os ganhos destes profissionais como técnicos (24 horas semanais e insalubridade de 40%). Resumindo, tudo que trabalharam a mais vira hora extra (100%) mais a insalubridade, multa, etc etc...

    Quem não acreditar é só ver o caso de dois biomédicos que trabalhavam na RADIOTERAPIA (isso mesmo! RADIOTERAPIA!!! DA PRA ACREDITAR??) do Eisnten e processaram o hospital. Um ganhou 600 mil reais e o outro 400 mil reais.

    Só para finalizar, acho engraçado
    Biomédico faz uma graduação de 4 anos que não é nada fácil
    depois mais 1 ano e meio ou 2 anos de pós-graduação em alguma área do Diagnóstico por Imagem, para só depois conseguirem COMEÇAR a ingressar na área, isso quando no serviço não tem um técnico ou tecnólogo par ensinarem o serviço a eles. Ou seja, quase 6 anos para poder COMEÇAR a realizar o serviço que um técnico (curso de 2 anos totalmente específico) ou tecnólogo (graduação de 3 anos totalmente específica) pode fazer tranquilamente.

    Então Srs. Biomédicos que se acham mão-de-obra "super qualificada" para o diagnóstico por imagem e terapia, abram o olho, porque na verdade vocês estão sendo MÃO-DE-OBRA SUPER BARATA. Para as grandes empresas particulares e serviços TERCEIRIZADOS.

    Ah, quase esqueci!!

    BIOMÉDICO NA ÁREA DE IMAGEM E TERAPIA É TÃO ILEGAL MAS TÃO ILEGAL
    QUE NEM EXISTE CONCURSO PÚBLICO PARA VOCÊS NA NOSSA ÁREA! KKKKKK
    A RESSONÂNCIA QUE VOCÊS TANTO BATEM NO PEITO, EM CONCURSO PÚBLICO, É PARA TÉCNICO OU TECNÓLOGO!! VALEU?!?! KKKKKKKKKKK

    ABRAÇOS SRS...

    SAUDAÇÕES AOS TÉCNICOS E TECNÓLOGOS! A RADIOLOGIA É NOSSA!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é o cara ! hahaha dale

      Excluir
    2. Qual a diferença de 1,5 anos de Pos Graduação mas 1 ano na Graduação para 2 anos de Tecnólogos de Radiologia

      Eu acho que apenas biomedico é uma coisa, agora biomédico com pos em radiologia é diferente.

      E quem se a achou bonzão aqui?

      Excluir
    3. Pós-graduação é para quem já tem base de conhecimento. Os biomédicos na pós-graduação repetindo PÓS-GRADUAÇÃO (então imagina-se que vc verá algo que irá complementar seu conhecimento na graduação) ficam mais perdidos que merda no rio tietê. Não tem formação de base. Nem abrem a boca nas aulas para não passar vergonha. Só dou risada. Além disso, 360, 240 horas de pós-graduação não são suficientes para habilitar um biomédico, o objetivo desses cursos é atualizar o profissional da Radiologia. Fora Biomédicos.. corja...

      Repetindo meu post:
      Biomédico Pós-graduado não é diferente, é a mesma merda. Estou em uma pós-graduação onde 95% dos alunos são Biomédicos. Vão uma vez por semana, não sabem nada de imagem, de protocolos... e se acham aptos a realizar qualquer modalidade de exames... até raios X estão fazendo. Parem de se gabar que a profissão de vocês é anterior, pois vocês ficam tentando garimpar algo para se enquadrar. Estão sem campo de atuação e descobriram certas fragilidades na Radiologia, o que não dá o direito de vocês se sentirem donos do negócio. Sou Técnico, Tecnólogo, 3 pós-graduações, cursando mestrado e não troco profissional técnico bem preparado por um biomédico para atuar em Radiologia. Acordem, vocês são indesejados e passam vergonha. É claro que, existem Biomédicos há muitos anos na área e merecem todo o meu respeito, mas esses novinhos aí, nem sabem o que é Radiologia e querem pegar o bonde andando. Menos vai.

      Excluir
  12. Nossa, disse tudo!


    Anônimo26 de abril de 2013 15:47

    ResponderExcluir
  13. Vcs são muito infelizes, profissionais que perdem seu trabalho por falta de profissionalismo e botam a culpa em outro profissional, se fossem bons mesmo, nenhum patrão colocaria na rua, em vez de ficar criando contenda, vão estudar. Quem dita as regras é o mercado de trabalho, se o biomedico está ganhando, não é por causa da mão de obra mais sim por que seu desempenho está sendo o esperado por quem o contratou e gostou. CRIEM VERGONHA NA CARA e parem com essa briguinha de criança e mimimi, se não tem mais nada pra fazer vão capinar um lote que vão ganhar mais, em relação ao conteudo da metodologia, me respondem como um biomedico analfabeto como vcs descrevem, está dominando um trabalho tão complexo como descrevem? ou vcs são muito lerdos ou os biomedicos que evoluem muito rapido..kkk essa eu fui obrigado a rir... Até mais ^^

    ResponderExcluir
  14. TOMAR VERGONHA NA CARA????? Nossa meu amigo Biomédico.....agora eu tive que rir ..e muitooooo!!!!! Capacidade de aprender, operar aparelhos e bal bla bla todo mundo tem. Agora tu estudar, se dedicar, gastar dinheiro nesse curso pra se sujeitar a trabalhar e ganhar menos que um técnico em RX ? Daqui a pouco tem biomédico manobrando os carros nos estacionamentos das clínicas também!!! Bom eu já vi uma biomédica ter que ir buscar o filho da médica na escola no horário de serviço...kkkk
    Bom enfim.... biomédico é sim MÃO DE OBRA BARATA!!!!!! Escutei isso do meu patrão , médico radiologista! Isso não é mimimi......é gente ficando desempregada não por falta de profissionalismo!!

    ResponderExcluir
  15. Amigos biomedicos. Vão analisar merda!

    Baldor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urina, Sangue, Patologias, Células, Vírus, Bactérias..... E chamar meus amigos psiquiatras para internar um idiota como você!

      Excluir
  16. Prof. cleylson souto7 de julho de 2013 às 17:02

    Que calamidade de interpretação dessa juíza !!!!! não sei quem é pior .... a juíza que interpretou o texto ou os que dão razão a juíza que disse que "o serviço de radiografia era de apoio", Não sou biomédico e nem técnico em radiologia. Se no texto da lei federal do biomédico que está em validade sim, diz: Realizar "serviços de radiografia, excluído a interpretação", claro que é interpretação do exame radiográfico !!!!!!, nem precisa ser juíza !!!!! , não teria sentido ter citado após serviços de radiografia, "excluído a interpretação". Será que essa juíza não viu isso ou não sabe interpretar, pois qual seria o sentido de se pedir que "se exclua a interpretação do exame", interpretação de quer então ???????, “excluir interpretação” dos serviços de apoio ??????? KKKKKKKKKKKKK essa foi boa, onde será que essa juíza se formou dá até medo. Agora estão interpretando também serviços de apoio ?????, se não for do exame radiográfico será de que ???? A radiologia realmente é a ciência, a radiografia é o exame e o raio x (aparelho) é "a técnica do exame", não sei onde essa juíza estava ou não sabe mesmo interpretar nada. No nosso país uma lei não anula outra, isso está na constituição e é legítimo a não ser que a nova lei esclareça em um artigo dizendo "essa lei anula a lei ........ tal", mas isso não aconteceu, então as duas podem exercer a radiologia/radiografia/radiodiagnóstico sim!!!!, isso é fato e lei federal, será que dá para entender que não se muda ou anula uma lei federal da noite para o dia ou com um simples pensamento de achismo, uma lei federal antes de ser sancionada, passa pela câmara dos deputados para ser apreciada, depois por várias comissões de educação, constituição, justiça e cidadania para ser analisada e aperfeiçoada, depois passa pelo senado, se aprovada pelos senadores no senado federal vai a sanção presidencial (presidente) e a lei ainda pode ser vetada pelo presidente ou senadores, não é assim tão fácil derrubar uma lei não, a não ser que se apresente um novo projeto que passe por todas essas etapas citadas e não for contestada por outros profissionais igualmente habilitados por lei, exemplo biomédicos e médicos que podem fazer esse exame também, ou pode também ser anulada por resolução de inconstitucionalidade pelo supremo tribunal federal, até esse martelo ser batido pelo supremo tribunal e esgotadas todas as instâncias e recursos existentes, até mesmo por que o supremo é sempre coerente e decide com base na lei decidindo pelas duas profissões se houver habilitação pelas duas, isso já aconteceu com as análises clínicas que o supremo decidiu que médicos, farmacêuticos e biomédicos também por lei e direito adquirido, no caso da radiografia/radiodiagnóstico por biomédicos, pela própria lei que regulamenta o biomédico em radiografia/radiodiagnóstico a mais tempo e direito por lei federal, não estaremos mais aqui para ver esse martelo ser batido pelo supremo tribunal federal, acho o mais coerente pararem com essa briga de ego e de profissões co-irmâs, se aceitem, pois até a medicina teve que se acostumar com as habilitações por duas ou mais profissões, se assim, constante em lei federal por seus artigos existentes em lei !!! Prof. pedagogo e esp. em gestão educacional.

    ResponderExcluir
  17. veja o que diz a LEI Nº 6.684, DE 3 DE SETEMBRO DE 1979
    e tirem suas conclusões:
    Art. 5º Sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica, o Biomédico poderá:

    I - realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente;

    II - realizar serviços de radiografia, excluída a interpretação;

    III - atuar, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado;

    IV - planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional.

    Parágrafo único. O exercício das atividades referidas nos incisos I a IV deste artigo fica condicionado ao currículo efetivamente realizado que definirá a especialidade profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa como esse povo briga por pouca coisa.

      Ja ta na cara q as duas profissões são muito importantes para a saude, e ficar brigando nao vai resolver. pq nao juntar as duas profissões?

      uma ajudaria a outra se tornando melhor... pensem bem q briga desnecessária,

      pq logico

      tec. ou tecnolg. em radiologia medica nao é apenas um apertador de botao - ele tem fundamento, posicionamentos de cada insidencia é importante saber.

      Biomédico nao é só analizar merdas como muitos disseram por ai, sem essas analizes e pesquisas nada teria sobre doenças.


      Junte essas duas areas e teremos mais forças.

      parem de ser infantis e aperfeiçoem seus conhecimentos melhorem e nao briguem....

      Sou tecnica em radiologia medica
      tecnologa em radiologia medica e estou cursando biomedicina

      achei um máximo poder juntar minhas duas profissões, e sei q nao vou me arrepender.

      Excluir
    2. Parabens, acho que vc foi a única pessoa de bom senso, porque a lei é clara no seu Art. 5º Sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados, então quem tem medo de perder o emprego para este ou aquele profissional é porque é incompetente!
      Também sou técnico em radiologia médica e tecnólogo em radiologia, e ainda conclui um bacharelado em enfermagem, e posso garantir que não me sinto e nunca me senti ameaçado por biomédicos fazendo o serviço na área de radiologia. Portanto se não querem ter medo de perder seus empregos, estudem!
      a colega tem toda razão, parabéns por sua profissão e por estar concluindo uma nova graduação.

      Excluir
  18. Biomédico pos graduado em Imagenologia ou Radiologia >>>>>>>>> Técnico em Radiologia

    Técnico em Radiologia >>>>> Biomédico


    #FATO

    ResponderExcluir
  19. Técnico, Tecnólogo e Biomédico, não discutam... na verdade são todos secundários e manipuladores de máquinas. Na verdade, os hospitais e laboratórios de ponta contratam médicos radiologista. Estão brigando por nada!

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE, SOU TÉCNICO EM RADIOLOGIA E BIOMÉDICO COM ESPECIALIZAÇÃO EM IMAGEM, TEMOS QUE NOS JUNTARMOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA RESOLVERMOS SOBRE NOSSA CARGA HORÁRIA!!!
    COMO TÉCNICO CARGA HORÁRIA (24HS SEMANAIS), TRABALHO EM TRÊS, MÉDIA R$ 7.000,00. BIOMÉDICO CARGA HORÁRIA DE (36HS SEMANAIS, TALVEZ SÓ DÊ PARA TRABALHAR EM UM), MÉDIA R$ 2.500,00. É MUITO FRUSTRANTE ISTO!!! VAMOS NOS ORGANIZAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. AFINAL ESTUDAMOS MUITO PARA CONCLUIR A GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Sou formada em tecnóloga em radiologia.
    Tenho grande interesse de cursar biomedicina, sabeis me informar se é eliminado matéria ou seja elimina-se conteúdo da grande curricular de biomedicina????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Acho que elimina a matéria de imagem, a única que tive relacionada ao assunto na graduação de biomedicina.

      Excluir
  22. Olá!
    Sou formada em tecnóloga em radiologia.
    Tenho grande interesse de cursar biomedicina, sabeis me informar se é eliminado matéria ou seja elimina-se conteúdo da grande curricular de biomedicina????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não elimina. Faça a graduação e não irá se arrepender, e todos os colegas Biomédicos receberão você de braços abertos.

      Excluir
  23. Trabalhe na profissão que estudou pra exercer , isso alem de ser ético é prudente , temos várias pessoas que acham que sabem fazer , que acham que aprenderam , que acham um curso ou uma faculdade mais qualificada só por nome e tempo de estudo .
    O que eu digo é que a qualificação se prova não somente com um certificado , o certificado é somente um modo de dizer que o minimo do procedimento você fazerá correto.
    Não desmereço a qualificação de biomédico e tão pouco taxo de desparados , só argumento que o Toda formação academica possue uma regulamentação , carga horaria e materiais apropriados á profissão.
    Nós radiologistas temos 400 horas de estagios praticos de posicionamento , fora por volta de 4 messes de aulas em sala de aula praticas, todo nosso estudo é voltado a dose de radiação efetiva no paciente , como funciona , como se proteger , sua incidencia , como calcular sua intensidade e aplicação anatomica etc...
    Eu como técnico de radiologia estou desqualificado de exercer a profissão de biomédico , como os mesmos estão desqualificados pra exercerem minha profissão.
    Quanto ao nixo salarial , condições e direitos trabalhistas , carga horaria. vocês se sentem injustiçados ? procurem melhorar sua categoria , não se aproveitar de outra.
    Nós temos Salario e condições melhores de trabalho por ser um trabalho insalubre , altamente danoso em certos aspectos pra quem não se previne e sabe trabalhar.
    Se a intensão é desqualificar um técnico só porque possui formação em faculdade, isso é meramente um argumento de mentes fracas.
    Desde já agradeço , me desculpo se ofendi e principalmente pelos erros de portugues.

    ResponderExcluir
  24. Sou tecnologo ,acho que os biomédico deveriam possuir carga horária igual a dos técnicos e tecnologos na radiologia para nenhum empregador escolher o profissionais por economia.
    Acredito se essa medida se for tomada todos ganharam principalmente o profissional biomédico que deixará de explorado.

    ResponderExcluir
  25. O motivo do Biomedico nao precisar de carga horaria igual é porque na sua graduação ja tem matérias iguais a do tecnologo ai na especialização o Biomedico vai aprender so o que falta.

    ResponderExcluir
  26. Sou um dos primeiros biomédicos a trabalhar em Ressonância Magnética , estou falando de 1986, na época nem especialização existia na área de imagens médicas, nem mesmo em biofísica, o importante é que cada conselho fiscalize seu profissional nas devidas especializações. Luiz Baptistella

    ResponderExcluir
  27. sou biomédico e técnico de radiologia, tentei usar meus curso de técnico como um possível título de especialização e não consegui, o Conselho afirmou que o curso técnico não serve como título de "pós graduação ". E realmente na pós em imagem existem matérias que jamais foram aprofundadas no curso técnico, enfim, agora vou terminar e vou conseguir um emprego na área de radiologia novamente. Depois farei medicina, depois residência em radiologia, vou mandar no biomédico,tecnólogo e técnico de radiologia. E assim segue a vida.

    ResponderExcluir
  28. KKK! Os Tecnólogo e Técnico em Radiologia não deveriam ter medo do Biomédico já que são tão profissionais né mesmo? Os biomédicos atua mais na área de ressonância magnética por que não tem radiação não ionizante.

    ResponderExcluir